08.12.2022
Por Gabriel Oliveira
Orientados pela questão ambiental e pelos diversos usos dos recursos naturais, a turma do 9º ano (Y9), que teve seu último Estudo do Meio há três anos, viajou ao Pantanal e à Chapada dos Guimarães, onde o conhecimento trabalhado em sala foi aprofundado pela vivência ao longo dos cinco dias na região.
Em Geografia, eles trabalharam o processo de globalização e o papel da natureza na economia, enquanto em Ciências os hotspots e locais de preservação ambiental foram os assuntos predominantes. Pela interdisciplinaridade, os alunos caminharam rumo à discussão de como potencializar os recursos naturais com responsabilidade.
Antecipando a viagem, a primeira Simulação da ONU da Beacon teve como tema de debate o desenvolvimento sustentável frente às necessidades e responsabilidades de cada país. Contrastando com as questões levantadas na discussão, eles notaram a ausência dessa preocupação nas extensas áreas de monocultura que se sobrepunham à mata local da Chapada dos Guimarães. A diferença entre o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento sem a preservação ficou ainda mais evidente na viagem.
Além da pecuária, o turismo é outra atividade econômica forte na região. Através dele, os alunos se depararam com a outra face do uso da natureza. Com os valores de defesa do meio ambiente e respeito às populações originárias, eles foram desafiados a pensar maneiras éticas e sustentáveis de potencializar a apropriação humana da natureza. Os guias do passeio também passam por uma formação que tem como valor a preservação da natureza e comunidades tradicionais, passando aos alunos a importância da manutenção da flora e da fauna.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]