01.12.2021

Projeto Kripto: 9º ano compreende e desenvolve ferramentas de criptografia

Por Felipe Lima

Para quê aprender a criptografar? Esta foi a aprendizagem dos alunos do 9º ano (Y9), que descobriram, durante o primeiro semestre, qual a história que envolve a programação e como a tecnologia evoluiu a partir de então. Tudo isso possibilitou aos grupos (de três ou quatro estudantes) que colocassem a mão na massa e desenvolvessem o “Projeto Kripto”. 

De acordo com Rodrigo Rosa, professor de Design Lab da Beacon, os alunos aprenderam sobre sensores e ondas de rádio e colocaram em prática neste último semestre. Além disso, tiveram a oportunidade de aprenderem sobre o conceito da criptografia, sua importância e sua aplicação no cotidiano. O Projeto Kripto consiste na produção de um receptor e emissor de mensagens criadas completamente do zero. 

“Desde o terceiro trimestre, colocamos a mão na massa e usamos controlador arduino, conectamos cabos, sensores e visor de led e concluímos com os alunos colocando os equipamentos para funcionar, criptografando e transformando números em letras ou vice-versa”, comenta o professor, que ressalta como foi importante mostrar, na prática, como funcionam circuitos, entrada e saída de energia, transmissores wireless e interferência na rede. 

O Projeto Kripto foi criado pelo Design Lab, que estima repetir a ação nos próximos anos, sobretudo por conta das habilidades que foram desenvolvidas no processo. “Estamos falando de competências sociais, de programação, matemática e lógica e de história. A ideia é ampliar essa iniciativa para algo interdisciplinar, para que eles possam ver isso em outras áreas de conhecimento”, comenta o docente. 

O resultado foi satisfatório, principalmente por conta da possibilidade em alavancar habilidades em outros idiomas – visto que alguns comandos são em inglês, por exemplo -, além de ensinar a parte léxica e lógica. “Os alunos entenderam a importância de ter isso no currículo. No mercado de trabalho, eles vão poder atuar com desenvolvimento de software ou aplicativos que sejam úteis para a sociedade. São tecnologias essenciais e que me permite ser além de um professor, mas um mentor e alguém que gerencia a turma”, concluiu.

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias