![](https://www.beaconschool.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Image-2022-03-14-at-19.07.42-1216x602.jpeg)
14.03.2022
Por Bruna Cronfli
Doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e especialista em Educação Infantil e em Gestão e Organização de Escola, Paulo Fochi foi convidado a palestrar ao corpo docente, como parte do processo formativo anual da equipe pedagógica sobre avaliação. Com o tema “Do verbo documentar ao conceito de documentação pedagógica”, o palestrante abordou suas experiências em sala de aula, baseadas em referências bibliográficas.
Como disparador do encontro, o pesquisador levantou um questionamento ao público: Quando falamos em documentação pedagógica, o que vem à sua cabeça? É comum atrelarmos o registro de evidências do processo de aprendizagem ao conceito de documentação pedagógica.
Segundo Fochi, o “erro” na leitura do conceito está na limitação da fisicalidade do processo, ou seja, ao que se comunica e como se comunica (pedagogia transmissiva). Porém, em suas publicações, o educador faz uma distinção entre o verbo “documentar”, que em sua leitura é o ato de produzir registros; o substantivo “documentação”, o produto comunicado; e o “conceito” de documentação pedagógica, que envolve o modo de fazer, refletir, projetar e narrar o cotidiano.
Paulo Fochi também discorreu sobre conceitos de Loris Malaguzzi, educador que fundou o projeto pedagógico de Reggio Emilia. “A didática que temos na escola não responde à complexidade das crianças. A didática é pensada para responder a uma necessidade de ensino e o desenvolvimento integral das crianças não está focado no ensino, e sim na educação”, destaca o palestrante.
Sendo assim, o primeiro nível do processo documental está na observação. A criança de 0 a 6 anos tem uma particularidade: inaugurar mundos novos. Fochi enfatizou a necessidade de restituir os processos de aprendizagem por meio de uma narrativa com possibilidades de construção de realidade e, com isso, torná-lo protagonista de sua aprendizagem.
O encontro foi uma rica oportunidade de troca para os educadores da Educação Infantil. Além de tirar dúvidas, tiveram a possibilidade de relatar casos, compartilhar experiências e propostas pedagógicas.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]