17.05.2019
O primeiro encontro do TeenAge Talk, evento que convida pais e alunos a refletirem sobre temas que permeiam a fase da adolescência, traz um dos temas mais recorrentes da atualidade: fake news.
Para falar sobre o assunto, a Beacon trouxe Antônio Gois, jornalista e presidente da Associação de Jornalistas de Educação, colunista de Educação do jornal “O Globo” e comentarista da rádio CBN. Gois abordou principalmente os mecanismos que alimentam as notícias falsas e motivam as pessoas a espalharem mentiras e até desacreditar de informações de fontes confiáveis.
Por meio de exemplos e de pesquisas, o especialista apontou que o que mais nos impulsiona a acreditar em uma fake news são as nossas convicções prévias, um prazer em estar certo, e cita o livro Uma Mente influente, que disserta sobre os mecanismos usados pelo nosso cérebro para tomar decisões.
Em outro estudo apresentado, o único grupo que teve mais facilidade em lidar com fake news, conseguindo ter pensamento crítico sobre tal tema, foi aquele em que esse assunto foi trabalhado na escola. Por isso, ressalta a importância do pensamento crítico e do papel da escola em possibilitar esse tipo de questionamento, segundo o jornalista.
Antônio pontua a falta de tempo para ler as reportagens nessa era de imediatismo, em que links são compartilhados só pelo título, pela manchete, muitas vezes sensacionalista. Essa disseminação de notícias sem um aprofundamento prévio dos temas é uma das principais ferramentas para a distribuição de fake news. Entre as dicas para evitar ser um propagador de informações falsas estão checar a veracidade dos fatos pesquisando em mais de um veículo, desconfiar de fatos extremos, que têm um apelo muito forte, e não confiar apenas porque um parente próximo está compartilhando.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]