
09.05.2022
Por Bruna Cronfli
Como parte da Unidade de Investigação “Civilizations”, o 5º ano (Y5) foi ao MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia – USP para visitar a exposição temporária “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”.
Antes de partirem para a visita ao museu, os alunos investigaram sobre povos antigos e civilizações passadas, seus sistemas de transporte, agricultura, economia e cultura. Além de estudar sobre os povos gregos, romanos, maias e astecas, eles também pesquisaram sobre os povos indígenas brasileiros e como formam a nossa sociedade.
Com essas informações em mente, os estudantes foram divididos em grupos para participar de uma visita guiada à mostra. Os educadores do local fizeram uma introdução, esclarecendo a diferença entre um museu tradicional e um museu universitário. Explicaram, em seguida, sobre a diferença entre arqueologia e etnologia e distribuíram artefatos, sendo três antigos e um atual. Os alunos foram convidados a discutir sobre a utilidade dos objetos e a quais povos pertenciam
Na exposição eles localizaram os povos no mapa de São Paulo e receberam placas dos objetos para que pudessem explorar e fazer anotações. Já na sala do educativo, colocaram fotos de alimentos correspondentes à localização geográfica.
O Estudo do Meio proporcionou às turmas de 5º ano uma excelente oportunidade de aprendizado sobre histórias e tradições por meio de objetos, vestimentas e fotografias selecionados pelos próprios indígenas.
29.04.2025
Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs
Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]
16.04.2025
Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design
O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]
10.04.2025
U-Day 2025
A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]