
18.10.2021
Por Bruna Cronfli
A partir da Unidade de Investigação Cities, os alunos de 3º ano (Y3) tiveram a oportunidade de pesquisar e explorar o tema arte urbana durante as aulas de Artes. O disparador para as primeiras conversas foi o estudo sobre a diferença entre o graffiti e a pixação e seus respectivos valores para a sociedade. Porque um é valorizado e o outro não? Por que um é considerado bonito e o outro feio?
Após essa reflexão, as professoras planejaram uma sequência de atividades com o objetivo de que os alunos compreendessem o uso de padrões nas artes. A principal referência usada foram os padrões indígenas.
Os alunos, então, aprenderam a utilizar o stencil e o rolo de tinta e visitaram os muros do estacionamento da escola para avaliar as possibilidades de aplicação das técnicas aprendidas. Eles perceberam que se todos fizessem suas artes de forma livre não ocupariam o espaço de maneira ideal. A partir dessa investigação, os próprios alunos definiram que cada um seria responsável pela arte de um tijolo.
O resultado chamou a atenção de todos que frequentam o espaço diariamente! Foram muitas as aprendizagens compartilhadas nesse projeto. Além dos conceitos de arte urbana estudados, os alunos se orgulharam de terem suas produções eternizadas nos muros da escola. Aprenderam a pintar em uma superfície com textura completamente diferente da de um papel e também descobriram que não é um processo tão fácil quanto imaginavam. Foram necessárias várias camadas de tinta e muita dedicação e cuidado para obterem o resultado desejado.
16.04.2025
Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design
O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]
10.04.2025
U-Day 2025
A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]
02.04.2025
Student Council
Recentemente, o Ensino Fundamental I realizou sessões do Student Council, no qual os alunos [ ... ]