22.10.2022

International Day volta a ser presencial após dois anos

Por Gabriel Oliveira

O International Day celebra a mentalidade internacional na comunidade e após dois anos a festa voltou a ser presencial. Neste ano, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I representaram países relacionados às Unidades de Investigação. Com a ajuda das famílias, as salas se transformaram em um canto de cada lugar do mundo. Já as exposições do Ensino Fundamental II e Médio ficaram por conta dos estudantes.

Com o passaporte do evento em mãos, os alunos e suas famílias viajaram pelas nações e pelas regiões do Brasil por meio de exposições, oficinas, instalações, danças, músicas, brincadeiras e comidas típicas. 

Mais de 20 países foram representados, como Bolívia, Finlândia, Líbano, Nigéria e Nepal. Os professores fizeram pesquisas e atividades com os alunos, além de ajudar as famílias a receber os visitantes nas salas ambientes. 

As famílias têm um papel de destaque no evento, além de serem responsáveis pela montagem da decoração e das oficinas, também compartilham as comidas típicas de cada lugar. Já os alunos podem explorar as suas raízes e conhecer a diversidade de cada nação. 

O passeio pelas salas conta com atividades características de cada região, como a instalação de uma parede de escalada no Nepal e a simulação de uma nevasca na Finlândia. Na Nigéria, os alunos receberam a visita de Otunba Adekunle Aderonmu, diretor presidente do Centro Cultural Africano e vice-rei. As crianças ficaram encantadas com as histórias e curiosidades sobre o país africano.

O auditório também foi sede de atrações, entre elas uma dança tradicional do Líbano, uma palestra sobre o Monte Everest e uma apresentação musical mexicana.

O evento reuniu sabores e histórias de cada canto do mundo. Um dia com experiências enriquecedoras para os alunos, famílias, professores e funcionários, que puderam trocar vivências sobre suas ascendências e conhecer outras tantas. Os estudantes puderam exercitar, antes e durante a festa, o olhar curioso trabalhado nas Unidades de Investigação apreciando a diversidade.

Outras notícias

18.06.2025

Microviolências e ofensas nas relações sociais: como se naturalizam na adolescência e qual é o papel de pais e mães no seu combate

A Beacon recebeu a educadora, jornalista e escritora Carolina Delboni para conversar com fam [ ... ]

Leia mais

12.06.2025

Arraial 2025

O Arraial Beacon 2025 encantou a comunidade com uma celebração vibrante da cultura brasileir [ ... ]

Leia mais

06.06.2025

Sarau de Optativas 2025

O Sarau de Optativas é um convite ao encontro e à celebração da aprendizagem. Mais do que um [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias