02.06.2022
Por Maria Rita Quemello
Com o intuito de promover a prática da capoeira e fortalecer essa expressão cultural brasileira, a Beacon convidou os alunos das Atividades Optativas da modalidade para a segunda edição do Festival de Capoeira.
A capoeira é um esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música. Sua inserção no ensino para as crianças favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, a autoestima e a automatização de movimentos.
O Festival contou com a participação dos alunos de G3 (3 anos) ao 3º ano (Y3) e com a orientação do professor líder de esportes, Thiago Melo e do professor de Capoeira, João Cunha.
“No ano passado realizamos o primeiro Festival de Capoeira, apenas com os nossos alunos, sem convite para outras escolas. Na data, se encerrava o ciclo do professor Marcola na escola, o precursor da capoeira na Beacon. Em 2021 então, além do festival e da entrega dos cordões, realizamos uma homenagem para ele.”, explica o professor.
Thiago comentou sobre a importância da capoeira no desenvolvimento das crianças. “Por meio desse esporte, os alunos compreendem o ritmo da música e do movimento, trabalham as questões coordenativas. Também existem as questões culturais. As músicas trazem um significado, sempre contém uma mensagem” . O professor concluiu sobre as áreas de atuação do projeto. “Está na área esportiva pela questão do movimento, mas abraça a área artística através da música e também aspectos sustentáveis, já que existem instrumentos feitos com materiais recicláveis”, comenta o professor.
Desde o início das aulas até o dia da apresentação, foi possível observar o desenvolvimento dos alunos, o cuidado com o instrumento e o respeito que buscam dentro da roda com os colegas.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]