30.08.2021

Equidade racial é tema do Retreat 2021

Por Matheus Alves

Neste ano, a equidade racial foi o tema central do Retreat, um evento dedicado à formação de nossos professores e colaboradores. O dia foi marcado como mais um passo importante na jornada inspirada em nossa missão, que tem a diversidade, o acolhimento e a solidariedade como palavras-chave e que refletem os valores da Beacon. 

Meses antes, como uma campanha de pré-evento, a Beacon distribuiu para todos os colaboradores três diferentes livros para despertar o interesse e estimular reflexões sobre o tema. São eles: Como Me Descobri Negra, de Bianca Santana; Na Minha Pele, de Lázaro Ramos; Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro.

No dia do evento, após um café da manhã especial, a Beacon recebeu no auditório a jornalista e ex-consulesa francesa Alexandra Loras para apresentar sua palestra sobre “racismo e seu viés inconsciente”, tratando sobre o senso de pertencimento e a importância da representatividade.

Durante os intervalos, os professores e colaboradores foram convidados a visitar a exposição montada no corredor central do Campus. Em um dos lados, foram apresentados grandes ícones negros, alguns reconhecidos por seus talentos e outros por sua importância para a sociedade e na luta pelos direitos civis. No outro lado, foram exibidos depoimentos anônimos escritos por colaboradores que já sofreram ou presenciaram alguma situação de racismo.

Para respeitar os protocolos de segurança durante o período de pandemia, os colaboradores foram divididos em grupos, de modo que, apenas metade deles participavam das palestras no auditório, enquanto a outra acompanhava de forma virtual nas salas de aula, garantindo assim o distanciamento adequado durante as palestras e atividades.

A divisão também foi realizada para separar os participantes pelo livro que receberam, participando de outras palestras e discussões sobre a leitura realizada anteriormente ao evento. É importante destacar que a escolha foi aleatória, garantindo assim maior variedade dentre os grupos, encorajando a integração entre os colaboradores de diferentes áreas.

Com a mediação de especialistas, instigou-se a reflexão e discussão sobre os livros. Depois foi realizada uma troca de experiências e sensibilização com os relatos da autora Bianca Santana. Na segunda etapa, Eliane Cavalleiro, que atuou como coordenadora de Diversidade no Ministério da Educação, voltou o olhar para a escola e para os alunos. Ao final, os colaboradores se reuniram com seus grupos para proporem ações futuras.

Antes do encerramento do evento, uma grande surpresa. Em homenagem ao extraordinário trabalho realizado pela Diretora Pedagógica e parceira fundadora, Vera Giusti, durante os anos que se dedicou à Beacon, a biblioteca central do Campus passou a se chamar Biblioteca Professora Vera Giusti. A cerimônia de nomeação foi emocionante para a nossa comunidade e mais um marco na história da escola.

O envolvimento de toda a comunidade demonstra que é possível transformar um microcosmo em um ambiente antirracista. Isso nos dá força e coragem para formar alunos sensíveis e conscientes, também responsáveis em serem agentes de mudança na sociedade.

Outras notícias

05.03.2025

Personal Inquiry Club

O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de in [ ... ]

Leia mais

24.02.2025

Beacon é sede de reunião entre representantes de University and Career Counselors de São Paulo

No dia 14 de fevereiro, a Beacon sediou o primeiro encontro trimestral de 2025 do grupo de U [ ... ]

Leia mais

21.02.2025

Primeiro TeenAge Talk de 2025 abordou os riscos e benefícios das novas tecnologias

Iniciamos o ano de 2025 com um TeenAge Talk especial conduzido pelo especialista Rodrigo Nej [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias