
06.06.2018
A equipe docente da Beacon School palestrou no 10º Congresso ICLOC (Instituto Cultural Lourenço Castanho) – Práticas em Sala de Aula. Um dos temas ministrados foi: “Make-believe. A Brincadeira e o Desenvolvimento Humano”. As professoras Carolina Andrade, Luiza Torres, Marília Martins e Tânia Terpins ministraram sobre a aprendizagem por meio da brincadeira em um contexto bilíngue de uma instituição que trabalha com o Primary Years Program (PYP) e é reconhecida pela International Baccalaureate Organization como IB World School.
Make-Believe é um espaço criado pelos professores e assistentes, que convida as crianças a se apropriarem dos materiais e atividades a partir do envolvimento nas situações propostas. A expectativa é interconectar as áreas de aprendizado e agregar conteúdo para o desenvolvimento dentro das salas de aula.
As instalações desenvolvidas são periódicas (mudam a cada duas semanas) e realizadas em um espaço determinado dentro das dependências da escola. Os ambientes reproduzem cenas cotidianas e permitem que as crianças explorem por meio da brincadeira, enriquecendo o vocabulário bilíngue, desenvolvendo a competência socioemocional, além de habilidades no campo da matemática, linguagem, ciências e coordenação motora fina.
Outra parte da equipe pedagógica apresentou o tema “Base de dados da produção pedagógica como instrumento de reflexão e avaliação do trabalho docente”. A educadora Lais Carvalho discorreu sobre o processo de implantação da base de dados que reuniu, organizou e tornou acessível a produção de alunos e professores no contexto da escola, permitindo a reflexão acerca dos arquivos pedagógicos preservados desde o início da instituição.
Aberta recentemente à comunidade escolar, a base de dados reúne cerca de 30 mil documentos. O processo de implementação foi consolidado a partir de oficinas de trabalho com professores e coordenadores. Foi construída com base na participação de docentes e especialistas da área de documentação. Num contexto em que, as instituições escolares preservam poucos vestígios da ação pedagógica, propõe-se a construção colaborativa da memória escolar com a participação de seus principais atores.
O programa Beacon Knowledge de gestão de documentos eletrônicos passou a ser fonte para o trabalho de professores, possibilitando o acesso facilitado à produção de anos anteriores.
16.05.2025
Y1 visita Fazenda Santa Adelaide
Como parte da Unidade de Investigação “Schools”, os alunos do 1º ano (Y1) visitaram a Fazend [ ... ]
07.05.2025
Atividade do Y10 explora a História da Terra na prática
Na disciplina de Geografia, durante a unidade “A relação entre sociedade e natureza [ ... ]
29.04.2025
Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs
Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]