06.06.2018
A equipe docente da Beacon School palestrou no 10º Congresso ICLOC (Instituto Cultural Lourenço Castanho) – Práticas em Sala de Aula. Um dos temas ministrados foi: “Make-believe. A Brincadeira e o Desenvolvimento Humano”. As professoras Carolina Andrade, Luiza Torres, Marília Martins e Tânia Terpins ministraram sobre a aprendizagem por meio da brincadeira em um contexto bilíngue de uma instituição que trabalha com o Primary Years Program (PYP) e é reconhecida pela International Baccalaureate Organization como IB World School.
Make-Believe é um espaço criado pelos professores e assistentes, que convida as crianças a se apropriarem dos materiais e atividades a partir do envolvimento nas situações propostas. A expectativa é interconectar as áreas de aprendizado e agregar conteúdo para o desenvolvimento dentro das salas de aula.
As instalações desenvolvidas são periódicas (mudam a cada duas semanas) e realizadas em um espaço determinado dentro das dependências da escola. Os ambientes reproduzem cenas cotidianas e permitem que as crianças explorem por meio da brincadeira, enriquecendo o vocabulário bilíngue, desenvolvendo a competência socioemocional, além de habilidades no campo da matemática, linguagem, ciências e coordenação motora fina.
Outra parte da equipe pedagógica apresentou o tema “Base de dados da produção pedagógica como instrumento de reflexão e avaliação do trabalho docente”. A educadora Lais Carvalho discorreu sobre o processo de implantação da base de dados que reuniu, organizou e tornou acessível a produção de alunos e professores no contexto da escola, permitindo a reflexão acerca dos arquivos pedagógicos preservados desde o início da instituição.
Aberta recentemente à comunidade escolar, a base de dados reúne cerca de 30 mil documentos. O processo de implementação foi consolidado a partir de oficinas de trabalho com professores e coordenadores. Foi construída com base na participação de docentes e especialistas da área de documentação. Num contexto em que, as instituições escolares preservam poucos vestígios da ação pedagógica, propõe-se a construção colaborativa da memória escolar com a participação de seus principais atores.
O programa Beacon Knowledge de gestão de documentos eletrônicos passou a ser fonte para o trabalho de professores, possibilitando o acesso facilitado à produção de anos anteriores.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]