29.04.2022
Por Bruna Cronfli
O Dia do Planeta Terra movimentou alunos, professores e colaboradores, convidando todos a repensar suas atitudes, principalmente relacionadas aos resíduos sólidos gerados diariamente.
A palavra “lixo” é comumente utilizada para identificar algo que não tem mais valor. Porém, o que é lixo para uns, pode ter utilidade para outros. Dessa forma, a palavra está em desuso, sendo substituída por resíduo – qualquer material, substância, objeto ou bem que é descartado resultante de atividades humanas e que pode ainda ser consertado, reutilizado, tratado ou até reciclado. Quando o resíduo não tem mais possibilidade alguma de reaproveitamento, reciclagem ou qualquer outra solução, ele é um rejeito.
O Brasil é o 4° país que mais produz lixo plástico no mundo – e um dos que menos recicla! Só na cidade de São Paulo são produzidas, por dia, 20 mil toneladas de resíduos, sendo 40% dessa quantia propícia à reciclagem e apenas 4% deles tem seu desígnio adequado. Dessa forma, é muito importante reduzir, separar e destinar corretamente nossos resíduos.
Pensando nisso e no atual desafio que temos hoje na Beacon com relação ao correto descarte de resíduos, educadores da escola, em parceria com a Reconnecta – assessora de sustentabilidade -, planejaram uma semana de conscientização sobre o tema.
Diversas ações buscaram tirar dúvidas sobre o que é ou não resíduo reciclável e a equipe pedagógica lançou mão de estratégias para sensibilizar os alunos de acordo com cada faixa etária. Os estudantes do Ensino Fundamental, por exemplo, pensaram em maneiras de reaproveitamento de utensílios, como usar as garrafinhas do lanche como vasos para plantar as sementes que foram distribuídas.
Além disso, outras ações geraram o engajamento das equipes operacional e administrativa para mudar a cultura atual de descarte. Foram realizados treinamentos a fim de orientar e conscientizar sobre a importância da reciclagem e como colocá-la em prática de maneira mais efetiva.
A Beacon já realiza a coleta permanente de alguns resíduos especiais de difícil reciclagem. Além disso, recebe esses materiais e os envia para parceiros específicos que realizam a reciclagem ou a reutilização para ações sociais. Isso porque a escola acredita nos pilares da sustentabilidade e em como o tema se conecta com um dos valores da instituição: a solidariedade e a colaboração.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]