06.06.2022
Por Bruna Cronfli
Na Unidade de Investigação “Sharing the World with Animals”, as crianças de G4 (4 anos) pesquisam sobre as características dos animais, seu bem-estar, os lugares que habitam e a relação entre eles e os espaços.
Ao longo do processo investigativo, cada turma foi demonstrando curiosidade especial por algum tema. Dentre eles, surgiram interesses diversos como animais do oceano e animais da savana. A partir daí, as crianças passaram a refletir sobre onde seria o lugar mais adequado para que os animais estivessem felizes.
Em decorrência dessas discussões, as educadoras avaliaram que um Estudo do Meio ao Museu de Zoologia da USP poderia ser uma excelente oportunidade para que as crianças se aprofundassem sobre o tema. A escolha pelo local se deu também por se tratar de um museu que tem uma diversidade de animais muito grande. O acervo conta também com esqueletos de dinossauros que são únicos no mundo.
Durante a visita guiada, os monitores contaram muitas curiosidades sobre os animais. A maioria deles são animais empalhados que morreram no zoológico e foram levados ao museu para que suas peles fossem usadas nos bonecos.
Há uma área destinada exclusivamente a animais que vivem em habitat brasileiro – da Amazônia, mata atlântica, Oceano Atlântico, cerrado e caatinga. “Foi interessante observar como as crianças puderam estabelecer conexões com conteúdos já trabalhados em sala nas aulas de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira. As turmas haviam tido contato com animais da fauna brasileira, como o lobo guará e a arara azul, quando leram a coleção “Brasileirinhos”, de Lalau e Laurabeatriz”, conta Laura Landi, uma das professoras da série.
As crianças puderam ver os animais empalhados, tocar em um crânio de elefante, em um casco de tartaruga, ver esqueletos de dinossauros e de uma preguiça gigante e de um gorila. Alguns alunos ficaram interessados em saber que o gorila é primo do ser humano e notaram que nossos esqueletos são parecidos.
Após o passeio, as turmas recordaram sobre o que haviam visto e o que havia chamado mais sua atenção. Em seguida, leram alguns livros sobre os impactos dos humanos na vida dos animais e debateram sobre o assunto. Como os guias do museu comentaram que muitos animais estão sofrendo por conta dos seres humanos e de suas ações e como consequência, muitos deles estão em extinção, as crianças puderam refletir ainda mais sobre nossa responsabilidade com o meio ambiente.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]