29.11.2021

Contos de suspense inspiram peças de teatro para 4º ano

Por Matheus Alves

Durante as aulas de Língua Portuguesa do 4º ano (Y4), os alunos leram uma variedade de contos de suspense, por meio de uma leitura compartilhada. Além de aumentar o repertório literário, também analisaram e estudaram o formato de “conto” e de gênero “suspense”.

O estudo foi complementar à Unidade de Investigação “Inspiration”, que teve como ideia central o desenvolvimento e apreciação de diferentes tipos e gêneros de arte. 

Após serem repertoriados, os alunos foram instruídos a formar grupos de quatro crianças e selecionar um conto para interpretar em uma peça. Eles foram convidados a adaptar a narrativa do formato de conto para teatro. A proposta foi desafiadora, uma vez que o roteiro devia conter menos descrição e mais diálogos. 

Os alunos também tiveram a oportunidade de trabalhar em todos os outros setores da dramaturgia, como trilha sonora, figurino e cenário. Alguns alunos utilizaram o projetor para enriquecer seu cenário, enquanto outros fizeram pinturas e  trouxeram para a escola.

Através dessas atividades, os alunos desenvolveram maior conhecimento sobre estruturas narrativas, como manter um clima (de suspense) e entonação na interpretação das personagens.

Ao final do projeto, as turmas realizaram uma reflexão sobre todo o processo de produção do teatro, do que aprenderam, do que gostaram, como poderiam melhorar as peças, a opinião sobre as obras, etc.

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias