05.07.2023

Confira as indicações de leitura para as férias de Julho

O período de férias, além de ser um momento destinado ao lazer e interação com amigos e familiares, também é uma excelente oportunidade para ampliar o repertório cultural por meio da leitura. 

Nossos alunos receberam as devidas orientações em sala de aula pelos seus respectivos professores e esperamos que possam aproveitar suas leituras durante as férias. 

Pensando em compartilhar as dicas de leituras com toda a comunidade, a fim de ajudar estudantes e famílias a encontrar um bom livro para conhecer e ler nesse período, compartilhamos abaixo as indicações feitas pela a área de Língua Portuguesa da Beacon School:

3º ano (Y3) – “Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece”, de Angelo Abu.

Este livro emocionante combina mistério, suspense e humor em quatro contos de folclore. Adequado para crianças, aborda os medos de forma divertida, com personagens cativantes e reviravoltas surpreendentes. Os contos incentivam a imaginação, a criatividade e ensinam lições valiosas. Recomendamos o diálogo entre pais e filhos sobre a ficção, compartilhando momentos de leitura em família!

 

4º ano (Y4) – “Planeta Corpo”, de Sílvia Zatz.

Nestas férias, os alunos do Y4 são convidados a explorar “Planeta Corpo”. Eles irão acompanhar André em uma jornada repleta de descobertas e desafios. Ao retornarem às aulas, a história será uma valiosa referência na Unidade de Investigação “Life”. O livro de férias já foi enviado, então aproveitem essa oportunidade única de expandir conhecimentos e se divertir!

 

5º ano (Y5) – Como exercício da sua preferência enquanto leitor, os alunos do Y5 tiveram o direito de escolher a sua leitura, dentro dos três livros selecionados pela curadoria que atendem os objetivos de aprendizagem do currículo. Eles são: 

– “Menino no Espelho”, de Fernando Sabino

– “Colcha de Retalhos, de Moreira de Acopiara

– “O mistério do 5 Estrelas”, de Marcos Rey

 

6º ano (Y6) – “A bailarina fantasma”, de Socorro Acioli.

Anabela mora com seu pai em Fortaleza e embarca em uma aventura única quando ele é encarregado de restaurar o Theatro Municipal José de Alencar. No entanto, o teatro esconde segredos misteriosos, incluindo a história do fantasma de uma jovem e bela bailarina em busca de contato. Com um passado e uma morte trágica, a bailarina encontra em Anabela a única esperança de libertação. Juntas, elas desvendarão um enigma envolvente de amor e mistério.

 

7º ano Y7 – “Um estudo em vermelho”, de Arthur Conan Doyle. Os alunos devem fazer a leitura somente da Parte I.

Lançado em 1887, “Um estudo em vermelho” é o marco inicial dos casos de Sherlock Holmes, considerado o “livro do Gênesis” do famoso detetive. Nesta obra, ocorre o primeiro encontro entre Holmes e Watson, que, ao buscar conhecer seu novo amigo, se vê rapidamente envolvido em uma trama sombria de vingança e assassinato. Com mistério e suspense, o livro cativa os leitores, apresentando a dupla icônica que conquistou a literatura universal.

 

8º ano (Y8) – “O fazedor de velhos”, de Rodrigo Lacerda.

Acompanhamos a jornada de Pedro, um jovem inteligente prestes a entrar na vida adulta. Lidando com questões da juventude, como a escolha de uma profissão, a superação de seus amores frustrados e os amigos deixados para trás, ele encontra ajuda em Nabuco, um professor experiente. Insatisfeito com seu curso de História, Pedro descobre na literatura um possível caminho. No entanto, essa descoberta não é simples e exige que ele trilhe um caminho difícil. Nesta cativante narrativa, somos convidados a refletir sobre as escolhas que moldam nossa jornada rumo à maturidade.

 

9º ano (Y9) – “Trinta e Poucos”, de Antônio Prata.

Em “Trinta e poucos”, Antônio Prata seleciona crônicas, publicadas em sua coluna na Folha de S.Paulo, que extraem sentido e lirismo da aparente banalidade do cotidiano. Seja um par de meias, uma semente de mexerica, uma noite mal dormida, a compra de óculos ou a tentativa de fazer exercícios abdominais, o autor revela o sabor e a surpreendente profundidade que reside nos aspectos mais triviais da vida.

 

1º ano do Ensino Médio (Y10) – Atendendo a pedidos das famílias, nossos professores selecionaram diversas leituras, também em inglês, para as férias do Y10. Confira abaixo:

– “Várias histórias”, de Machado de Assis

– “A confissão da Leoa”, de Mia Couto

– “Redemoinho em dia quente”, de Jarid Arraes

– “Legião Estrangeira”, de Clarice Lispector

– “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago

– “Bestiário”, de Julio Cortázar

– “Poemas de amor”, de Emily Dickinson

– “Dear Martin”, de Nic Stone. 

– “Poe: Stories and Poems: A Graphic Novel Adaptation”, de Gareth Hinds. 

– “Code Girls: The Untold Story of the American Women Code Breakers of World War II”, de Liza Mundy. 

– “Into the Wild”, de Jon Krakauer. 

– “Night”, de Elie Wiesel.

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias