
13.12.2021
Por Bruna Cronfli e Matheus Alves
O Career Day foi um dia especial, sem aulas regulares, onde os alunos de 9º ano e 1º ano do Ensino Médio (Y9 e Y10) participaram de palestras sobre trajetórias profissionais.
Profissionais e especialistas de diversas áreas, além de ex-alunos de escolas com selo IB, foram convidados a compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre suas carreiras e trabalho com os alunos.
As três primeiras palestras incluíram também os familiares e foram transmitidas online (os alunos participaram em sala de aula por chamada de vídeo). A primeira delas contou com o psicólogo e pedagogo especialista em comportamento de adolescentes e crianças, e orientador de carreira, Tiago Tamborini. Em seguida, o bate-papo foi com recém-formados no Diploma Programme (DP) do IB, que compartilharam sobre como o programa os tem ajudado na graduação. Por último, conversaram com profissionais já formados há algum tempo pelo IB, graduados no Ensino Superior, e já inseridos no mercado de trabalho.
Após as palestras remotas, os alunos tiveram a oportunidade de escolher as seguintes, que estavam divididas em 4 tracks, conforme seguem:
Track I: Business, Law, Marketing
Track II: Arts, Languages, Literature, Communication
Track III: Economics, Engineering, IT, Finances
Track IV: Medicine, Biology, Forensics, Physics
Cada track foi composto por quatro palestras diferentes, nas quais os alunos puderam escolher livremente quais delas gostariam de assistir. Por exemplo, se um aluno é aspirante às artes, poderia assistir às quatro da Track II, enquanto um mais indeciso poderia assistir uma de cada track.
O Career Day foi um dia marcado por trocas, diálogo e reflexão. Um momento em que os alunos puderam expressar seus medos do futuro, suas angústias frente à enorme liberdade de escolha, além de tirar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho.
Todos os palestrantes demonstraram que, por mais que a escolha seja importante, ela não é definitiva, e que não existe tempo certo para tomar essa decisão. Além disso, enfatizaram também que existe sempre uma grande intercambialidade entre as áreas.
O mercado de trabalho está mudando, se tornando mais abrangente e menos isolado/especializado. “Um ator não é apenas um ator, mas também participa das decisões audiovisuais, da produção do roteiro, fotografia, e de outras áreas próximas”, exemplificou um dos palestrantes.
18.03.2025
Professoras publicam livro de história infantil bilíngue
As professoras Isabel Ferreira e Thaiza Barros lançaram o livro ‘’Mia, Eu Mesma e o Sopro’’. [ ... ]
12.03.2025
Reflexões do SXSW EDU: Inovação, Conexão e o Futuro da Educação
Participar do SXSW EDU foi uma experiência inspiradora e transformadora, marcada por discuss [ ... ]
05.03.2025
Personal Inquiry Club
O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de in [ ... ]