25.02.2022

Carnaval de 2022 celebra o frevo

Por Bruna Cronfli

O carnaval compõe a identidade brasileira e é um dos festejos mais importantes do país.  As manifestações carnavalescas se desenvolvem de formas diferentes nas regiões e carregam uma riqueza cultural significativa. Na Beacon, procuramos oferecer um vasto repertório aos alunos para que visitem essa diversidade e ampliem seu conhecimento acerca das mais distintas manifestações.

Este ano, escolhemos enaltecer o frevo e celebrar com as turmas de G1 a Y11 essa expressão artística tão contagiante! O Frevo nasceu no Recife, capital de Pernambuco, e,  em 2012, foi considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Rico por suas melodias musicais e arranjos instrumentais, personagens que envolvem sua narrativa e passos de dança tão característicos, o ritmo mistura a marcha, o maxixe e alguns elementos da capoeira. Com suas cores vibrantes e passos acelerados, o frevo é contagiante e durante o carnaval, como o próprio nome sugere, a dança ‘ferve’ nas ruas e arrasta milhares de foliões por onde passa.

Nas semanas que antecederam nosso baile de Carnaval na escola, os alunos de G1 a Y7 foram convidados a conhecer melhor o frevo durante as aulas de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira e Música. Já nas aulas de Artes Visuais, foram convidados à investigação e à construção de máscaras como alegorias e adereços.

Na Educação Infantil, as crianças decoraram as típicas sombrinhas de frevo, usaram confete e serpentina em seus trabalhos de artes e aprenderam passos simples da dança, como a “tesourinha” e o “saci pererê”. Além disso, as turmas de G4 e G5 criaram estandartes para usar no cortejo.

Os alunos de G6 ao 3º ano (Y3) estudaram as características estéticas do frevo, suas cores e contrastes como foco principal. O 4º ano (Y4) criou máscaras a partir do estudo da gravura de cordel, enquanto o 5º ano (Y5) participou do cortejo com o Bloco da Fauna Brasileira, com máscaras inspiradas no trabalho da artista Rivane Neuenschwander. 

O 6º ano (Y6) confeccionou  máscaras usando seus próprios rostos como inspiração e o 8º ano (Y8) modelou as suas com volumes, exercitando as características do tridimensional (densidade, maleabilidade, estabilidade, peso etc). 

No grande dia da comemoração na escola, os alunos já foram recepcionados na entrada do Campus com músicos e dançarinos de frevo. No clima da festa, além dos estudantes, alguns professores e funcionários também estavam fantasiados à espera do baile. O cortejo aconteceu nas três unidades (Berlioz, Villa e Campus), com direito à participação dos músicos e de alunos do Ensino Fundamental II compondo a banda. O dia foi de integração, música e muita alegria!

 

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias