30.03.2023
Por Gabriel Oliveira
Formando a primeira turma de Visual Arts do IB Diploma Programme, três alunas do 3º ano do Ensino Médio (Y12) realizaram uma exposição de trabalhos individuais. As obras apresentadas são fruto de um processo desenvolvido durante quatro semestres, em que elas se aventuraram em experimentações artísticas e em extensas pesquisas. Tudo a fim de compor um repertório teórico e prático para produzir os trabalhos especificamente criados para esse momento, assim como as demais escolas que adotam o DP-IB.
Como esperado pelo currículo IB, as alunas trabalharam a autonomia e, com apoio das pesquisas e exercícios, abordaram temas de sua escolha por meio de técnicas desenvolvidas no ateliê. A montagem da mostra também foi de responsabilidade das estudantes e as obras ficarão expostas no térreo do prédio do Ensino Médio por uma semana para que toda a comunidade tenha a oportunidade de apreciá-las e prestigiar as artistas. O professor de artes, Tomás Vega, assumiu um papel diferente daquele utilizado por um orientador tradicional, guiando as alunas como uma espécie de provocador, instigando-as e trazendo novas perspectivas sobre o rumo dos trabalhos.
Mesmo seguindo percursos diferentes, as alunas tiveram a oportunidade de trabalhar e aprender juntas produzindo obras que compunham um universo próprio dentro da exposição. Bianca Z. trabalhou com os diversos aspectos técnicos do grafismo e Maria D. explorou a imensidão dos sentimentos e emoções humanas a partir da sua experiência de vida. Já Valentina R., teve como tema a hipersensibilidade e a intensidade emocional, também a partir de uma experiência subjetiva.
Elas foram desafiadas a sair de suas zonas de conforto, sobretudo ao longo da produção de suas peças. Valentina R., acostumada a desenhar, arriscou-se na escultura e modelou um semi-torço com um detalhado coração no lugar da cabeça. Maria D. passou incontáveis horas colando mais de 1500 pregos em uma escultura, mostrando a conexão entre os mundos da Moda e das Artes Visuais. Já Bianca Z., sequenciou gráficos de besouros e explorou os encontros entre arte e ciências.
A exposição e as obras celebram a primeira Visual Arts Exhibition do Diploma Programme da Beacon. Com essa conquista, a escola também entra no grupo internacional de instituições que adotam o IB. Além das questões acadêmicas, o momento enaltece a união entre três alunas e três artistas diferentes que se engajaram para mostrar o resultado de um longo processo de pesquisa e trabalho.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]