08.10.2020
Em 7 de outubro, o Beacon Talks abordou a importância do estímulo à leitura na escola e em casa, bem como o impacto das obras escolhidas para o trabalho com os alunos, principalmente nas decisões e aprendizados para a vida. A transmissão foi parte da programação da Semana Literária da Beacon School (5 a 9 de outubro).
O convidado para a conversa foi o escritor, editor e tradutor Rodrigo Lacerda, autor do livro “O Fazedor de Velhos” – estudado pelas turmas de oitavo ano -, que conversou com a professora de Português e Francês no Middle School na Beacon, Losana Prado.
Lacerda introduziu o tema ressaltando a diferença entre a leitura e literatura, que, apesar de próximas, não representam necessariamente o mesmo conceito. “Você pode ser um grande leitor de diversos assuntos, mas não necessariamente apreciar literatura. A capacidade expressiva e artística da língua normalmente tem na literatura o seu espaço privilegiado.”
O livro “O Fazedor de Velhos” guiou o bate-papo. A obra aborda a passagem do personagem Pedro para a vida adulta, descobrindo a primeira paixão e encontrando na literatura um caminho para buscar respostas. Ora bem-humorado, ora emotivo, o livro dialoga com leitores de todas as idades. “Pedro é um leitor dos clássicos da literatura e se apaixona por uma menina que tem outras leituras completamente diferentes. O que eu tentei fazer foi com que os dois leitores, com sensibilidades tão distintas, entendessem o padrão de gosto do outro – o que, de fato, precisamos fazer em tudo na vida. E a literatura é isso. É você procurar uma obra que se encaixe com a sua sensibilidade”, diz Lacerda.
De acordo com o autor, a sua interpretação do livro, embora não necessariamente a melhor, apresenta um tom mais humorístico de início, mas que funciona como uma capa para a angústia e inquietude do personagem. Ao decorrer da história, algumas das questões que Pedro tinha já foram respondidas, e isso, de certa forma, acalma um pouco a ansiedade dele.
Sobre a leitura na escola, o Lacerda destacou que é natural que essas instituições trabalhem com uma literatura mais canônica, justamente para o ensino da tradição literária brasileira a fim de, posteriormente, compreender os demais escritores afora. Em relação ao estímulo à leitura, ele garante: “Dê a eles (filhos) o exemplo. Talvez se o filho gosta muito de futebol, faça sentido que o pai ofereça histórias sobre o esporte para que ele seja estimulado à leitura. Embora a escola possa exercer esse papel, o que é de extrema importância, se a criança não receber nenhum estímulo pela família, ela não verá na leitura um valor importante”.
Clique aqui para assistir à live no IGTV da Beacon School.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]