04.05.2018
As educadoras da Beacon apresentaram na Conferência MoodleMoot Brasil 2018 o trabalho: “O ambiente Moodle como espaço de registro e apoio de pesquisa dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental 1”.
Eliza Braga e Zilda Kessel contaram sobre a experiência da escola com os alunos do Y5 (11 anos), que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem para pesquisa e produção textual.
O projeto de investigação se estenderá por todo o semestre. Durante o processo, os alunos mapeiam interesses e escolhem temas de estudo. Educadores de toda a escola se candidatam a ser orientadores, segundo interesse e familiaridade com os assuntos. A partir disso, tem início um longo processo que envolve pesquisa em diversas fontes, entrevistas com especialistas e visita a instituições.
O trabalho culmina com a produção de um texto escrito, a apresentação do resultado para toda a Comunidade escolar e, ainda, a realização de um projeto de intervenção na comunidade, com objetivo de aplicar a pesquisa feita à realidade encontrada. Temas relacionados à educação, ao meio ambiente e à saúde estão dentre os escolhidos.
Para garantir o acompanhamento do processo de pesquisa, produção textual e orientação dos grupos, a escola escolheu o Moodle como ambiente de trabalho e colaboração. A interação é feita por meio dos fóruns e links de interesse (partilhados e comentados). Também, os registros do cotidiano da pesquisa são socializados entre alunos, seus professores e seus orientadores.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]