27.02.2023
Por Gabriel Oliveira
Buscando um maior aprofundamento sobre o Carnaval da Bahia e sua importância para a cultura brasileira, os professores de artes e de música se uniram para a organização de um cortejo. Contando com a participação dos alunos em fantasias diversas, a folia aconteceu em dois dias, na unidade da Villa e Berlioz, e no Campus.
Os alunos de G6 a Y5 (de 6 anos até o 5º ano) confeccionaram alegorias e adereços e os de Y11 (2º ano do Ensino Médio) produziram estandartes coloridos para enfeitar o evento. Já o Y7, foi responsável pela música nas unidades, tocando atabaque, caixa, gogô e violão. O G6 teve um baile especial no auditório, onde dançaram e cantaram em meio às bolhas de sabão. Tanto em artes quanto em música, os alunos puderam conhecer mais sobre os elementos visuais e sonoros que fazem parte do Carnaval. Em sala de aula, eles discutiram a relevância nacional e regional da celebração, além de construir uma visão mais complexa e mais distante dos estereótipos atribuídos à festividade. Os alunos foram convidados a conhecer os diversos ritmos e cantos que compõem a trilha carnavalesca. Dentre eles, o Afoxé e o Samba-rock receberam a maior atenção.
O Afoxé é um dos ritmos que melhor representa a influência africana no Brasil. O Desfile de Afoxés, ou Cortejo de Afoxés, como também é chamado, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial da Bahia. “Filhos de Gandhy” é um dos principais grupos musicais de Salvador, criado por estivadores e que se mantém vivo até hoje. Responsável por popularizar o ritmo Ijexá, a tradição musical e visual do grupo faz referência à cultura africana. O Samba-reggae também é um gênero musical popular da Bahia, criado e difundido pelo maestro Neguinho do Samba. Musicalmente, o gênero é uma mistura orgânica entre o samba brasileiro e o reggae jamaicano. Ambos os estilos contribuíram e contribuem para a celebração da diversidade no Brasil, com frequentes alusões à África.
O evento foi uma forma dos alunos conhecerem, dentro e fora das salas de aula, a riqueza cultural e a diversidade do Carnaval, podendo contribuir de forma ativa com o cortejo.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]