
22.10.2020
Em evento online para alunos, pais e convidados, a Beacon lançou a área de Career and University Guidance, cujo objetivo é orientar os alunos e pais sobre assuntos relacionados a carreiras e universidades no Brasil e exterior.
De acordo com a diretora Maria Eduarda Sawaya, ao longo da carreira acadêmica dos alunos o objetivo da escola é formá-los para que consigam fazer as melhores seleções, seja em universidades brasileiras ou internacionais. Para isso, a Beacon criou o Career and University Guidance em parceria com o grupo Daqui pra Fora, uma consultoria educacional que, desde 2001, prepara estudantes para os processos seletivos de universidades. Haverá eventos, simulados das provas internacionais, plantões de dúvidas e diversas outras iniciativas.
“É muito comum os estudantes escolherem suas universidades por ‘achismos’ e pelo que escutam, sem muito embasamento. A jornada do Career and Guidance é viabilizar um maior autoconhecimento para que esses alunos façam escolhas mais assertivas, olhando para dentro, para o que realmente faça sentido para cada um”, explica Felipe Fonseca, CEO da Daqui pra Fora.
A preparação para os processos seletivos de universidades internacionais foi um dos principais tópicos abordados no encontro. Mais do que a excelência acadêmica, os pontos destacados por Felipe enfatizam o desenvolvimento pessoal do aluno, como a saída da zona de conforto, maturidade, adaptação e flexibilidade.
O processo seletivo varia de instituição para instituição, considerando critérios acadêmicos (histórico escolar e avaliações locais, como ACT, TOEFL, ENEM), além de atividades extracurriculares, redação, cartas de recomendação, entrevistas e/ou portfólio. Felipe também alerta que esses critérios não se restringem ao modelo internacional. “Algumas universidades brasileiras já estão pedindo carta de motivação, exames orais, mapa de personalidade, entre outros”.
Para os alunos que estão entrando no Ensino Médio no próximo ano, Felipe finalizou com dicas: “No campo acadêmico, colocar a barra de notas no alto e desenvolver curiosidade intelectual; no planejamento financeiro, já se preparar para as oportunidades que surgirão a curto, médio e longo prazo; no pessoal, começar a se envolver com atividades diversas, vivenciar novas experiências e, claro, se possível, visitar universidades no Brasil e no exterior”.
29.04.2025
Alunos do 6º ano montam dispositivos assistivos para PCDs
Os estudantes do 6º ano (Y6) foram desafiados a desenvolver dispositivos assistivos que torn [ ... ]
16.04.2025
Y8 constrói protótipos de naves espaciais nas aulas de Design
O primeiro projeto do ano de Design convidou os alunos do 8º ano (Y8) a investigarem a exist [ ... ]
10.04.2025
U-Day 2025
A Beacon realizou a 5ª edição do U-Day, reunindo 70 instituições de ensino superior do Brasi [ ... ]