27.09.2021

Alunos do 5º ano se tornam arqueólogos na aula de Estudos Sociais

Por Bruna Cronfli

A Unidade de Investigação Earth, promove aos alunos do 5º ano (Y5) a compreensão acerca da relação de interdependência entre seres humanos e natureza.

Nas aulas de Estudos Sociais,  eles pesquisaram a relação dos seres humanos com a natureza desde a pré-história. Como o ser humano dominou a natureza? Como se adaptou a esse espaço muito difícil de ser habitado? Estas foram algumas das perguntas que nortearam os estudos.

Depois de aprenderem conceitos relacionados à pré-história, partiram para a questão do método científico. Ao pensar em método e em pré-história, foram observados os registros das atividades humanas na natureza e, a partir daí, as turmas escolheram o método arqueológico para dar continuidade às suas investigações.

Conforme as pesquisas se encaminharam, muitas questões surgiram: Como o arqueólogo tira esses registros da natureza? Como a história usa esses registros para escrever a caminhada dos seres humanos ao longo do tempo? Depois de compreender o trabalho do arqueólogo, os alunos estavam prontos para uma atividade prática de escavação arqueológica.

Ao chegarem na sala de aula, eles se deparam com pequenos sítios arqueológicos que haviam sido preparados pelo professor previamente. O convite era para que escavassem e encontrassem artefatos históricos e pré-históricos. Após passarem pelos processos de observação, sondagem, escavação e descoberta do artefato; realizaram a organização do sítio e análise do material em laboratório. 

Esta atividade prática deu origem a uma discussão sobre a importância dos registros. A partir daí, os estudantes realizaram novas pesquisas para compreender os rastros de sociedades passadas e coletaram informações para produzirem materiais que serviriam para um museu. 

As turmas estão em processo de produção deste material para socialização do conhecimento acumulado a partir da análise. O objetivo final é que os alunos  compreendam que um registro de qualquer atividade humana do passado encontrado na natureza,  pertence a toda uma sociedade.

Outras notícias

18.06.2025

Microviolências e ofensas nas relações sociais: como se naturalizam na adolescência e qual é o papel de pais e mães no seu combate

A Beacon recebeu a educadora, jornalista e escritora Carolina Delboni para conversar com fam [ ... ]

Leia mais

12.06.2025

Arraial 2025

O Arraial Beacon 2025 encantou a comunidade com uma celebração vibrante da cultura brasileir [ ... ]

Leia mais

06.06.2025

Sarau de Optativas 2025

O Sarau de Optativas é um convite ao encontro e à celebração da aprendizagem. Mais do que um [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias