20.03.2023
Por Gabriel Oliveira
O 4º ano (Y4) visitou a cidade de Paranapiacaba (SP) para enriquecer suas pesquisas acerca da Unidade de Investigação “Landscapes”. A partir dos principais pontos turísticos, os alunos puderam observar a paisagem local, analisando os efeitos humanos de mudança e conservação da natureza.
Um dos pilares da reflexão instigada pela viagem foi o contraste entre o rural e o urbano. O primeiro ponto de exploração foi uma trilha dentro da Mata Atlântica, onde eles ficaram imersos em um lugar de preservação ambiental. Já na Vila Inglesa de Paranapiacaba, os conceitos vistos em sala foram retomados e aprofundados. As diferenças dentro da própria cidade foram discutidas a partir da organização urbana, entre o que se desenvolveu espontaneamente, seguindo a expansão da Vila, e o que foi planejado. Os alunos problematizaram a questão do abastecimento de água que, por ser dependente da preservação da mata local, passa por frequentes problemas.
A questão econômica esteve ligada à Vila Ferroviária, considerada um “museu a céu aberto”, fundamental para a economia cafeeira e para o enriquecimento de São Paulo no século XIX. O 4º ano refletiu sobre o papel desse período nas mudanças na paisagem urbana e rural, passando também pela influência da imigração portuguesa e inglesa na cultura da cidade.
Trabalhando com a definição do geógrafo brasileiro Milton Santos de que a paisagem é “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança”, os alunos terminaram o Estudo do Meio com a produção de desenhos variados retratando o que foi observado.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]