07.11.2022
Por Brayan Felippe
Buscando ampliar os conceitos como direito, igualdade e responsabilidade, o 4º ano (Y4) foi a um Estudo do Meio em Santos.
Para entenderem mais sobre o contexto social e o local de visita, os alunos realizaram uma pesquisa prévia em sala de aula. Ao longo da Unidade de Investigação “Access to Rights”, estudaram, detalhadamente, os termos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e os direitos humanos ao redor do mundo.
A escolha de Santos como local para a pesquisa de campo foi a possibilidade de estabelecer conexões entre as Unidades de Investigação estudadas anteriormente, como “Migration”, já que os alunos puderam observar como foram iniciadas as imigrações no porto de Santos. Outra unidade retomada foi “Landscapes”, uma vez que tiveram a oportunidade de apreciar as paisagens e um pouco da história da cidade de Monte Serrat.
Durante o passeio, os estudantes visitaram o porto, a orla e os canais de Santos, onde coletaram água de diversos pontos para analisar o acesso à água potável, habitação e educação.
Por fim, os alunos visitaram a Vila Gilda, a maior favela de palafitas do Brasil. Lá fica localizada a ONG Arte no Dique, que propõe o contraturno escolar das crianças da Vila Gilda. Com a finalidade de propor uma maior interação entre os alunos da Beacon com os alunos que frequentam a ONG, diversas oficinas foram preparadas durante o encontro.
Ao retornarem da viagem, os alunos escreveram uma carta aberta relatando algumas de suas insatisfações, as quais foram enviadas à prefeitura de Santos. As turmas registraram toda a experiência adquirida em um caderno, onde fizeram anotações e considerações de toda a pesquisa de campo, pré e pós Estudo do Meio.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]