22.11.2021
Por Bruna Cronfli
Os alunos do Y10 participaram de uma experiência inusitada nas aulas de Artes Visuais, disciplina dividida em três módulos: Art & Nature, Art & Culture e Art & Inner World.
Durante o primeiro módulo, os jovens foram convidados a uma prática sensorial que teve como propósito justamente o de dar um pontapé sensível para iniciar os trabalhos. Anulando a visão e utilizando-se apenas do som (ruído ambiente de floresta) e tato (pés), eles percorreram um percurso de chão de cimento de dentro da escola até o gramado e, em seguida, pisaram em uma poça de lama.
A partir dessa investigação os alunos procuraram uma forma de expressar as interpretações que tiveram através da Arte, que não é a natureza em si, mas uma leitura/simulação da mesma. Além das noções aprendidas a partir da experiência sensorial, a produção da arte impôs alguns desafios, como o técnico, o aperfeiçoamento da capacidade comunicativa (representação), e de se conectar com o tema. Foi interessante perceber como cada um expressou suas impressões de forma completamente diferente do outro.
Após essa atividade, a proposta seguinte teve um processo similar, porém com o foco principal no sentido da audição. Os alunos ouviram “As Quatro Estações”, de Vivaldi, interpretadas pelo compositor alemão Max Richter. O convite, assim como anteriormente, foi que produzissem novas artes partindo da experiência e usando suas interpretações.
Com o fim deste módulo Art & Nature, se inicia o Art & Culture. A ideia é que aproveitem o conhecimento adquirido e utilizem a sensibilização para as próximas experiências. Dessa vez, as atividades envolverão o estudo do corpo humano, explorando as ligações entre homem x natureza e cultura.
Walking Through from Tomás Vega on Vimeo.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]