21.11.2022

Alunos das Atividades Optativas de Expressões Artísticas apresentam o espetáculo “Sonhos”

Por Gabriel Oliveira

Em um processo colaborativo, os alunos das Atividades Optativas de Circo, Teatro, Dança, Música e Fotografia pesquisaram sobre o tema “sonhos” e elaboraram, com os professores, uma peça de teatro. Divididos em dois turnos, do G4 (3 e 4 anos) ao 1º ano (Y1), e do 2º ano (Y2) ao 2º ano do Ensino Médio, cada grupo teve a oportunidade de se apresentar no teatro do Clube Pinheiros. No processo transdisciplinar que uniu alunos de diferentes idades e professores, as turmas puderam trabalhar habilidades relacionadas à cooperação, criatividade e expressar artístico. 

A primeira cena, chamada “Nuvem”, reuniu todos os alunos presentes no espetáculo. Nela, eles compuseram um mar de bexigas brancas, onde cada uma representava um sonho. No decorrer da apresentação, as turmas se intercalaram durante as cenas para promover uma peça dinâmica e de modalidades variadas. 

A partir da reflexão sobre os sonhos, os alunos abordaram as diversas interpretações da palavra. Na dança, o G5 (4 e 5 anos), inspirado no repertório clássico da Petrushka, mostrou que o sonho das bailarinas de brinquedo era ganhar vida humana. Abordando o tema da diversidade, o G4 (3 e 4 anos) contou pela dança que o sonho do Gigante era ter amigos. O G6 (5 e 6 anos) se apoiou na história da Fada dos Dentes, mostrando as magias que acontecem quando ela vem nos visitar. Do 8º ano (Y8) ao 2º ano do Ensino Médio (Y11) houve uma apresentação de Street Dance, explorando o mundo de imaginação ao qual somos transportados quando dormimos.

O Circo teve sua primeira cena regida pela trilha do filme “Toy Story”, “Amigo, estou aqui”. Nela, o G6 (5 e 6 anos), contou a história de um menino que sonha com seus brinquedos ganhando vida enquanto ele faz a sua lição. O 1º ano (Y1) encenou uma festa do pijama onde as crianças, entre brincadeiras e travesseiros, sonhavam em saltar alto. “Sonhos Espaciais” foi o nome da cena do 3º ano (Y3), que incluiu os sonhos dos extraterrestres e dos astronautas que invadiram a lua. Ainda neste mundo para além da Terra, o 2º ano (Y2) transpôs o cotidiano – acordar, caminhar, dormir e sonhar – para o sonho de voar no céu até a lua. Baseado na mitologia grega, o 4º (Y4) e 5º ano (Y5) mostraram o sonho de Ícaro, o qual almejava voar para além do infinito. Já o grupo do 6º ano ao 9º ano (Y6 ao Y9) fez uma apresentação com as músicas “I’m a Dragon” e “Forever, Labrinth”. Encerrando as cenas do circo, algumas alunas questionaram os limites entre a realidade e o sonho através da narração da música “Machine Routine”.

Uma outra narração, ”O Início do Sonho”, do 6º ano (Y6), marcou o começo da peça de teatro. Inspirados pela história dos três porquinhos, o G5 (4 e 5 anos) relatou um pesadelo que o lobo teve com os porquinhos. Com a canção “Clube da Esquina nº2”, de Milton Nascimento, o 6º ano (Y6) narrou a conclusão da música: os sonhos não envelhecem. Em conjunto, o 1º ano e o 2º ano (Y1 e Y2) se questionaram e fizeram o público refletir sobre o que aconteceria se os desejos de aniversário se tornassem reais. Na sequência, o 6º ano (Y6) compartilhou com a audiência a receita de um sonho perfeito. Os Caçadores de Sonhos entraram na última cena para devolver aos adultos a cor de seus sonhos perdidos. Marcando o fim, a narradora da peça retorna para se despedir do público e anunciar a chegada do amanhecer.  

Foi com grande alegria que os alunos realizaram  a apresentação de fim de ano neste novo formato, com a estrutura apropriada para as modalidades artísticas, transportando os espectadores para um mundo de poesia e arte!

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias