25.05.2022
Por Maria Rita Quemello
Um armário vazio que foi transformado em biblioteca coletiva vem chamando a atenção dos alunos e educadores da Beacon. A iniciativa teve início em 2021, e partiu de uma aluna que na época estava no 6° ano (Y6). Hoje, o projeto conta com mais duas de suas colegas.
“No ano passado eu estava arrumando o meu locker e a parte de baixo dele estava vazia. Como eu vi que em casa eu estava precisando de um lugar para guardar os meus livros, comecei a trazer e colocar no armário vazio. Isso foi ficando maior, até o momento em que eu e as minhas amigas, que me ajudaram, transformamos aquele locker em biblioteca”, conta a estudante.
Elas dividiram os livros neste novo espaço de acordo com o tema e a categoria, além de disponibilizarem alguns marca-páginas e post-its àqueles que fizessem empréstimo de determinadas obras. Este ano o projeto evoluiu, e o armário, localizado na ala do Ensino Fundamental II, conta agora com um formulário. A biblioteca possui regras, além de um padlet e um perfil no Instagram para divulgação de informações.
As alunas receberam o apoio de educadores para que o projeto fosse adiante. “Esse ano aumentou a quantidade de empréstimos de livros e também recebemos muitos outros. A professora de português apresentou a ideia ao nosso coordenador. Ela e a professora de inglês trouxeram alguns livros e viraram tutoras do projeto”, ressaltam as meninas.
Além dos professores, muitos alunos contribuem com a biblioteca coletiva. As idealizadoras do projeto comentam que recebem doações e empréstimos com frequência, possibilitando novos títulos ao espaço.
Segundo as alunas, qualquer um pode participar, mas quanto à administração da biblioteca, as responsáveis são apenas as três meninas. Elas ainda comentam como funciona o sistema desenvolvido: “Você pega um post-it, escreve seu nome, série e o nome do livro que pegou. Assim nós temos um controle, e caso o dono precise do livro, nós o localizamos por meio dessa informação”.
Dentro de cada livro está escrito o nome do dono e a classificação indicativa, e, segundo elas, o aluno pode ficar com o título o tempo que precisar, exceto nas férias, feriados e finais de semana.
As alunas ainda comentam sobre a necessidade de ocupar mais um armário. “Precisamos de um novo locker, pois no momento só temos um que está cheio. Pensamos em colocar em um do Y8 para que outros alunos se interessem pelo projeto”.
Elas finalizam contando: “Uma coisa que gostaríamos de fazer é passar o projeto para frente. Vai chegar um momento em que não poderemos mais cuidar da biblioteca. Então, queremos passar isso para as próximas turmas! Adoraríamos passá-lo para alguém que a gente conheça e que goste de livros”.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]