23.09.2022

4ª Semana Literária homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Por Bruna Cronfli

A Semana Literária da Beacon celebra a literatura com atividades especialmente preparadas para que nossos alunos ampliem seu repertório cultural e linguístico, desenvolvam habilidades de comunicação, além de fortalecer o gosto pela leitura.

Neste ano, homenageamos os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, evento muito importante para a arte e a cultura de nosso país. Todos os dias, os alunos de G1 a Y11 participaram de atividades relacionadas à literatura durante as aulas, além de ações especiais planejadas pelos educadores.

Na unidade Berlioz, as crianças de G1 a G3 (1 ano a 3 anos) foram convidadas a ouvir histórias contadas de diferentes formas: histórias musicadas, com o apoio dos livros, com objetos não estruturados, uma peça teatral, histórias contadas pelas professoras de outras turmas e uma contação especial com Zenaide Denardi. 

A professora e autora do livro “Pirata, o vira-lata” relatou às crianças o que a motivou a escrever histórias e fez uma sessão de dedicatórias nos exemplares dos alunos.  

Ao longo da semana, a entrada da unidade convidava as famílias para participarem desse momento de celebração à leitura com as crianças com a seguinte proposta: Qual livro marcou sua infância? Por quê? Marcadores de livro foram disponibilizados para que seus relatos se transformassem em um varal de recordações afetivas das infâncias da nossa comunidade. 

Na unidade Villa, as famílias do G5 (5 anos) foram convidadas para contar histórias na escola e a presença delas foi muito apreciada e esperada pelas crianças. A professora e autora da obra “Chocolate bunny and the precious gemstone” também apresentou seu livro e falou sobre o enredo a todas as turmas. Já no G4 (4 anos), o foco do trabalho foi em autores e personagens afrorreferenciados. Além dos livros pré-selecionados, os grupos trabalharam com canções e manifestações artísticas para ampliar seu repertório cultural.

A Villa foi contemplada com duas visitas especiais: Marina Bastos, que contou as histórias “O caso da lagarta que tomou chá de sumiço” e “O urso pulguento”, e a super aguardada Mônica Spada e Souza, filha do cartunista Maurício de Souza, que explicou a origem dos quadrinhos da Turma da Mônica e respondeu às perguntas das crianças, maravilhadas em descobrir que os personagens foram inspirados em pessoas reais.

No Campus, a semana foi permeada por oficinas, experiências, exposições, bate-papos, contações, apresentações, entre outras tantas atividades especiais que merecem destaque.

Os alunos do G6 (6 anos) e também do 2º ano (Y2) receberam uma dupla de artistas que contou histórias de uma maneira toda especial. A Cia. Olho D’Água utiliza a música e o teatro para levar os espectadores ao mundo mágico das histórias. O G6 ouviu o conto africano “Nyangara chena: a cobra curandeira” e, o Y2, “O mistério do Tukumã”, um espetáculo que transborda cultura nacional. 

As turmas de 1º ano (Y1) tiveram a oportunidade de receber uma das autoras do livro “Lá no meu quintal: O brincar de meninas e meninos de norte a sul”, obra lida como parte dos estudos de uma das Unidades de Investigação. 

Com o apoio da plataforma Árvore Livros, o 3º ano (Y3) teve um encontro com o autor Otávio Júnior para bater um papo sobre dois títulos já conhecidos pelos alunos: “O garoto da camisa vermelha” e “Da minha janela”. O autor falou sobre seu ofício de escritor, sua comunidade e sua história de vida.

Após a leitura do livro “Amal e a viagem mais importante da sua vida”, o 4º ano (Y4) recebeu a visita da refugiada síria Oula al-Saghir, que falou um pouco sobre o seu processo de refúgio e mostrou alguns elementos da cultura do Oriente Médio, apresentando canções típicas e respondendo às dúvidas dos alunos. 

Os estudantes do 5º ano (Y5) participaram de uma oficina de Mangá, o estilo de arte dos quadrinhos japoneses. Profissionais da escola Modelo Design explicaram sobre arte e técnica, e ajudaram as crianças a botar a mão na massa para a criação de personagens nesse estilo. 

No Ensino Fundamental II, os alunos prepararam exposições relacionadas a poesias, referências da literatura francesa,  máquinas de criptografias de transmissores e receptores de mensagens, entre outras. 

Os estudantes do 6º ano (Y6) tiveram a oportunidade de vivenciar e aprender a técnica de grafite com Brisola. A arte foi finalizada pelo artista e pelos alunos na Praça Jatobá, no Campus. Além disso, tiveram uma batalha de Rap e Hip Hop entre as turmas, com letras inspiradas no tema antirracismo. As turmas de 7º a 9º ano (Y7 a Y9) tiveram um encontro com os autores João Carrascoza e Rodrigo Lacerda para falar sobre suas obras e responder às dúvidas dos alunos.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio (Y10) deram continuidade aos estudos realizados na aula de Português e puderam se aprofundar na literatura negra feminina com a poeta Elizandra Souza a partir de uma oficina de escrita literária de poemas. O Y11, depois de ter lido e discutido a obra “Persépolis”, conversou com Mahmooni, artista nascida em Teerã que fez parte de um coral e também da banda “Ariana”, em Teerã – país onde as mulheres são proibidas de cantar sozinhas. Além do bate-papo, assistiram ao seu pocket show.

O ponto alto da Semana Literária e o dia mais esperado pelos alunos, professores e funcionários foi o “Book Character Parade”. Entusiasmados e engajados, todos que desejavam participar vieram à escola com a fantasia de seus personagens literários favoritos para um desfile, que aconteceu em um tapete vermelho no auditório do Campus. Para as unidades Villa e Berlioz, os alunos foram convidados a um baile para uma celebração à leitura. 

A Semana Literária preencheu a nossa escola com poesia, contos, criatividade e muita diversão. 

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias