19.10.2022

1º Simulação da ONU com alunos do 9º ano debate Desenvolvimento Sustentável

Por Felipe Lima

Qual a importância da união dos países para que o mundo caminhe para um  futuro sustentável? Os alunos do 9º ano (Y9), incentivados por temas disparadores em sala de aula nas disciplinas de Ciências e Geografia, participaram da primeira simulação de assembleia da Organização das Nações Unidas da Beacon. O momento foi oportuno para apresentar como diferentes delegações dialogam e estabelecem planos de ações sobre determinados assuntos. Neste caso, o desenvolvimento sustentável. 

Este modelo de simulação da ONU – também conhecido como Model United Nations (MUN) – foi criado nos Estados Unidos e tem como missão oferecer aos alunos a oportunidade  de atuarem como diplomatas, a fim de que, por meio de debate, possam alcançar soluções acerca  de uma problemática. O modal, além de estimular os jovens a ampliarem seus conhecimentos, também ajuda a desenvolver habilidades como cooperação, resolução de conflitos, autoconfiança, pesquisa, oratória e empatia. 

Nas aulas de Ciências, os estudantes, que durante todo o decorrer do ano puderam se aprofundar no tema Sustentabilidade, pesquisaram e conheceram mais sobre a biodiversidade de cada país e no ecossistema como um todo, incluindo o acervo de matérias-primas disponíveis para o desenvolvimento sustentável. Foram diversas discussões e atividades, sobretudo audiovisuais, que envolveram temas como fontes renováveis, quantidades de gás e carvão e uso de princípios ativos no mercado farmacêutico. 

Já em Geografia, as aulas proporcionam a oportunidade de ter uma visão mais ampla do mundo, com aprofundamento em territórios como Ásia, Europa e Oceania, bem como o contínuo processo de globalização. Desta forma, os alunos puderam compreender características únicas de cada país, além dos organismos internacionais e os processos de debate político. 

Durante a simulação, os alunos – que representaram as delegações do Brasil,  Alemanha,  França,  China,  Índia,  Rússia e  Japão – discursaram como o país representado investe em ações sustentáveis e apresentaram ideias que podem, inclusive, ser colocadas em prática em parceria com demais nações. Além disso, expuseram como atuais cenários políticos afetam essas relações internacionais, recriando, com propriedade, o debate das Nações Unidas. 

Como encerramento, os estudantes redigiram uma carta relatando o comprometimento da sua delegação com a temática Desenvolvimento Sustentável. O clima de cooperação encerrou-se com uma breve celebração proporcionada pelos alunos, os quais trouxeram pratos típicos da região representada na assembleia. 

Outras notícias

09.12.2024

PYPx 2024

Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]

Leia mais

05.12.2024

Espetáculo “Além do Olhar”

A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]

Leia mais

27.11.2024

Alunos do G5 visitam o G6 no Campus

Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias