27.04.2023
Por Lais Carvalho
O coordenador do Middle Years Programme (MYP), Felipe Pregnolatto, conversou com as famílias de Y6 a Y9 (Ensino Fundamental II) sobre as particularidades do processo avaliativo do programa e da culminação do “Personal Project”.
O encontro iniciou com um convite para que todos refletissem sobre a sua visão de avaliação e como acham que os alunos deveriam ser avaliados. Depois, a discussão caminhou para como a avaliação não significa necessariamente apenas testar, mas também lembrar, aplicar, categorizar, guiar, observar. Esses foram alguns pontos refletidos pelas famílias junto ao educador.
A partir desta dinâmica, os princípios que permeiam a definição de avaliação do International Baccalaureate (IB) junto às particularidades do MYP, que traz elementos como: feedback e feedforward, melhora no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de atitudes positivas com relação ao ensino, à aprendizagem e avaliação conceitual e ao pensamento crítico, bem como à mentalidade internacional.
O coordenador explicou sobre a avaliação formativa e somativa e entrou nos critérios do MYP, mostrando como os conceitos diferem a depender da área do conhecimento e a forma com que eles são exemplificados aos alunos e como ajudam a compor a nota.
Por fim, ele trouxe a importância do “Personal Project” como uma ação iniciada pelo aluno, partindo do interesse dele, e que culmina no Y9 como uma finalização importante do processo avaliativo do MYP.
28.01.2026
Ínicio do ano letivo 2026: Formação de professores
O ano letivo de 2026 começou com um forte foco na colaboração, no crescimento e no alinhamen [ ... ]
22.01.2026
Aluno da Beacon conquista bolsa integral na University of Notre Dame
Começamos o ano letivo celebrando conquistas que traduzem, na prática, nosso compromisso com [ ... ]
06.01.2026
Beacon School é destaque na Exame por unir ensino global e identidade brasileira
A Beacon School foi convidada pela revista Exame para participar do videodocumentário Educaç [ ... ]