08.12.2022
Por Gabriel Oliveira
Orientados pela questão ambiental e pelos diversos usos dos recursos naturais, a turma do 9º ano (Y9), que teve seu último Estudo do Meio há três anos, viajou ao Pantanal e à Chapada dos Guimarães, onde o conhecimento trabalhado em sala foi aprofundado pela vivência ao longo dos cinco dias na região.
Em Geografia, eles trabalharam o processo de globalização e o papel da natureza na economia, enquanto em Ciências os hotspots e locais de preservação ambiental foram os assuntos predominantes. Pela interdisciplinaridade, os alunos caminharam rumo à discussão de como potencializar os recursos naturais com responsabilidade.
Antecipando a viagem, a primeira Simulação da ONU da Beacon teve como tema de debate o desenvolvimento sustentável frente às necessidades e responsabilidades de cada país. Contrastando com as questões levantadas na discussão, eles notaram a ausência dessa preocupação nas extensas áreas de monocultura que se sobrepunham à mata local da Chapada dos Guimarães. A diferença entre o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento sem a preservação ficou ainda mais evidente na viagem.
Além da pecuária, o turismo é outra atividade econômica forte na região. Através dele, os alunos se depararam com a outra face do uso da natureza. Com os valores de defesa do meio ambiente e respeito às populações originárias, eles foram desafiados a pensar maneiras éticas e sustentáveis de potencializar a apropriação humana da natureza. Os guias do passeio também passam por uma formação que tem como valor a preservação da natureza e comunidades tradicionais, passando aos alunos a importância da manutenção da flora e da fauna.
29.08.2025
Open Infantil de Xadrez
No último sábado, a Beacon School sediou o Porto Track & Field Open Infantil de Xadrez, [ ... ]
26.08.2025
Sports Festival 2025
Entre 18 e 22 de agosto, o Sports Festival 2025 energizou o Middle e o High School com uma s [ ... ]
18.08.2025
First Alumni Reunion
No último sábado, a Beacon School realizou sua primeira Alumni Reunion, reunindo os formando [ ... ]