18.10.2021

Muros de estacionamento ganham cor com grafitti do 3º ano

Por Bruna Cronfli 

A partir da Unidade de Investigação Cities, os alunos de 3º ano (Y3) tiveram a oportunidade de pesquisar e explorar o tema arte urbana durante as aulas de Artes. O disparador para as primeiras conversas foi o estudo sobre a diferença entre o graffiti e a pixação e seus respectivos valores para a sociedade. Porque um é valorizado e o outro não? Por que um é considerado bonito e o outro feio? 

Após essa reflexão, as professoras planejaram uma sequência de atividades com o objetivo de que os alunos compreendessem o uso de padrões nas artes.  A principal referência usada foram os padrões indígenas.

Os alunos, então, aprenderam a utilizar o stencil e o rolo de tinta e visitaram os muros do estacionamento da escola para avaliar as possibilidades de aplicação das técnicas aprendidas. Eles perceberam que se todos fizessem suas artes de forma livre não ocupariam o espaço de maneira ideal. A partir dessa investigação, os próprios alunos definiram que cada um seria responsável pela arte de um tijolo.

O resultado chamou a atenção de todos que frequentam o espaço diariamente! Foram muitas as aprendizagens compartilhadas nesse projeto. Além dos conceitos de arte urbana estudados, os alunos se orgulharam de terem suas produções eternizadas nos muros da escola. Aprenderam a pintar em uma superfície com textura completamente diferente da de um papel e também descobriram que não é um processo tão fácil quanto imaginavam. Foram necessárias várias camadas de tinta e muita dedicação e cuidado para obterem o resultado desejado.

Outras notícias

29.08.2025

Open Infantil de Xadrez

No último sábado, a Beacon School sediou o Porto Track & Field Open Infantil de Xadrez, [ ... ]

Leia mais

26.08.2025

Sports Festival 2025

Entre 18 e 22 de agosto, o Sports Festival 2025 energizou o Middle e o High School com uma s [ ... ]

Leia mais

18.08.2025

First Alumni Reunion

No último sábado, a Beacon School realizou sua primeira Alumni Reunion, reunindo os formando [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias